sábado, 1 de fevereiro de 2014

Novo Estudo: Meditação altera os genes rapidamente, desencadeia mudanças moleculares

Se você é um praticante de meditação, os resultados de um novo estudo publicado na  Psico neuroendocrinologia  provavelmente vai vir como nenhuma surpresa. Mas, para alguns cientistas, a revelação de que a meditação pode realmente provocar mudanças moleculares é inovador.

Os pesquisadores da Universidade de Wisconsin-Madison e do Instituto de Pesquisa Biomédica, em Barcelona, ​​Espanha  encontraram indivíduos que participavam de 8 horas intensivo  meditação mindfulness apresentaram alterações moleculares significativos.

Um grupo de praticantes de meditação experientes passou um dia de 8 horas, em plena consciência, enquanto um grupo de controle passou o dia em atividades tranquilas, mas não meditativas. O grupo de meditação passou por mudanças genéticas, incluindo redução dos níveis de genes inflamatórios como RIPK2 e COX2, indicando uma recuperação mais rápida de situações estressantes.

Como a medicina  relata hoje a noticia :

"A medida em que alguns dos genes foram reprimidos foi associada com a recuperação mais rápida do cortisol ao teste de estresse social, onde os participantes foram desafiados a fazer um discurso de improviso ou cálculos mentais completos na frente de uma platéia."

Em outras palavras, a meditação ajudou os participantes a manter a calma sob pressão.

"O regulamento de HDAC e vias inflamatórias podem representar alguns dos mecanismos subjacentes ao potencial terapêutico das intervenções baseadas em mindfulness. Nossos resultados define as bases para futuros estudos para avaliar novas estratégias de meditação para o tratamento de condições inflamatórias crônicas ", explica  Perla Kaliman,  co-autor do estudo.

Longe de o primeiro estudo sobre a meditação, este  é  o primeiro a demonstrar alterações moleculares causadas pela prática milenar.

"Nossos genes são bastante dinâmicos na sua expressão e estes resultados sugerem que a calma da nossa mente pode realmente ter uma influência potencial sobre a sua expressão", disse o Dr. Richard J. Davidson, do Centro de Investigação de Mentes Saudáveis.

A meditação tem sido usada há séculos e mais tempo para ajudar a humanidade com seus esforços espirituais e de saúde. Em outras palavras, este estudo é recuperar o atraso com que muitas pessoas já sabem há muito tempo, que a mente  pode  influenciar o corpo.

Outros estudos ligaram a prática da meditação com redução da tensão, IBS e alívio digestivo, a flexibilização de sintomas de resfriado, e ajudando a regular a pressão arterial. Meditação foi mostrado mesmo para  bater morfina na redução da dor  em um  pequeno estudo . Estes estudos não explicou  como  a meditação estava trabalhando, mas este mais recente parece tocar em uma nova extensão de potencial.

Quando se trata do mundo da ciência, a evidência é rei. Anedotas e pesquisas que revelam meditação para ter benefícios físicos não são tão convincentes como prova genética. Praticantes de meditação pode não precisar que tipo de evidência laboratorial, mas para os cientistas que fornece uma base de legitimidade para a prática eles podem já duvidaram.

por: Elizabeth Locatário, Sociedade Natural 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Onde há felicidade, há o Sagrado.

Onde há felicidade, há o Sagrado. Sempre que você vir uma pessoa plena de felicidade, respeite-a, ela é sagrada. E sempre que encontr...

Veja mais

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...